Piracicaba

.: Saúde vai ampliar de três para 18 o número de tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil

Data: 30/05/2022

Fotos: Isabela Borghese

A Secretaria Municipal de Saúde realiza amanhã, 31/05, e terça, 07/06, os últimos encontros para formação de 15 novos tutores dentro da Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS – Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB).

O programa é incentivado pelo Ministério da Saúde desde 2015 em Piracicaba e atualmente conta com três tutores. Com a formação dos novos profissionais, a cidade contará com o total de 18 tutores capacitados para aprimorar os atendimentos e orientações das equipes nas unidades de saúde do município.

Ao fim das oficinas de capacitação, município contará com 18 tutores

O secretário de Saúde, Filemon Silvano, agradeceu o empenho das equipes e reforçou a importância da amamentação. “É muito importante ter pessoas qualificadas em nossa rede de atenção básica, pois assim reforçamos e incentivamos cada vez mais a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças. Visitei uma das oficinas e fiquei muito feliz com o empenho das equipes e dos futuros tutores em ampliar esta estratégia na cidade”.

A EAAB tem como objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da Atenção Básica, com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), instituída em setembro de 2013.

Ana Paula Vioto Ferraz, nutricionista da CPAN (Coordenadoria em Programas de Alimentação e Nutrição) e tutora da EAAB, explica a importância do trabalho dos tutores. “O tutor é o profissional que vai auxiliar a unidade de saúde a desenvolver as ações de aleitamento materno e alimentação complementar nas rotinas da unidade. Esse profissional também dá todo o suporte de matriciamento, além de ajudar a revisar os processos de trabalho da unidade de saúde”.

Os encontros ocorrem após a conclusão dos módulos de um curso oferecido pela plataforma do UNASUS. O tutor então realiza uma oficina de trabalho para discutir a prática do aleitamento materno e alimentação complementar saudável com os profissionais das unidades de saúde e planejar ações de incentivo à alimentação saudável na infância, de acordo com a realidade local.

A enfermeira da Unidade de Saúde da Família Itapuã 2 Denise Helena Fornazari é uma das profissionais que se formará tutores. Para ela, o papel do tutor é empoderar os profissionais nas orientações e condutas de forma empática, humana e baseado nas evidências preconizadas pelo Ministério da Saúde. “Enquanto tutora espero contribuir para melhorar os índices de aleitamento materno do município, bem como melhorar a alimentação das crianças, visando diminuir comorbidades na infância e na vida adulta. E também fortalecer o trabalho em equipe e aumentar o vínculo entre os profissionais e os usuários do SUS”, destaca.

Denise Fornazari, tutora em formação, já orienta a equipe com que trabalha, na Unidade de Saúde da Família Itapuã 2

Para Marcela Enedina Furlan Buoro, enfermeira coordenadora da saúde da mulher no Centro Especializado em Saúde da Mulher (CESM), que também é profissional em formação, o tutor na EAAB tem a função de agregar conhecimento, buscar aperfeiçoamento em amamentação e alimentação complementar. “Com essa bagagem, o objetivo é ser multiplicador do conteúdo, para que outros profissionais da rede de atendimento à mulher e famílias de crianças na primeira infância, possam colocar em prática as ações cientificamente apoiadas. Agora como nova tutora espero ser apoio para que novas equipes tenham acesso a esse conhecimento e possam militar pela saúde da população piracicabana”, ressalta.

Os dois últimos encontros da Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS – Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) acontecem na Coordenadoria de Programas de Alimentação e Nutrição (CPAN).

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet