Prefeitura do Município de Piracicaba
Piracicaba, 27 de Agosto de 2014

Saúde deve repetir mutirão de cirurgias de catarata em 2014

Data: 20/09/2013

Autor: Rodrigo Guidi - MTb 37756 / Flávia Bianchini - MTb 30891

Elogiado pelas pessoas atendidas ao longo desta semana, o Projeto Ver e Viver – Mutirão de Cirurgias de Catarata deve ser realizado novamente pela Secretaria Municipal de Saúde no início de 2014. Ao todo, 535 cirurgias foram realizadas pelo projeto.

Na manhã desta sexta-feira (20), 300 pessoas que foram submetidas ao procedimento passaram pelo Anfiteatro do Centro Cívico para avaliação pós-operatória. Moradora do Bairro Alto, Guiomar Dionísio de Campos, 78, elogiou a iniciativa. “Achei excelente, divino. É muito bom que tantas pessoas tenham a oportunidade de fazer os exames e a cirurgia, e tudo de graça. Foi muito bem organizado e mesmo no comecinho já dá para sentir a diferença. Estava com medo no começo, mas não me arrependo. Nunca poderia imaginar que faria uma cirurgia em uma carreta”, disse emocionada.

Já Cláudio da Silva, de 79 anos, disse que há mais de dois anos detectou a necessidade de realizar a cirurgia, mas não procurou saber sobre o procedimento.  “Só agora resolvi correr atras e tive sorte de conseguir fazer a cirurgia no mutirão. Achei muito boa a atitude da Prefeitura em realizar esse atendimento. Quero fazer logo a cirurgia do outro olho”, comemora.

A dona de casa Lourdes Goulart Bispo, 73, afirmou que já havia procurado ajuda e ficou contente com a oportunidade. “Minha filha recebeu um aviso do Poupatempo (Municipal) e resolvi ficar livre da cegueira. Estou me sentido muito bem e parabenizo a atitude da Prefeitura”.

Pedro Subituani, 80, afirmou que necessitava da cirurgia há bastante tempo. “Fiquei sabendo do mutirão e tratei de correr para poder fazer a cirurgia. O atendimento foi ótimo e ganhei até o medicamento. Estou enxergando um pouco embaçado ainda, mas vai melhorar”, disse.

Para o prefeito Gabriel Ferrato, o sucesso do Projeto Ver e Viver reflete o empenho da Administração nas questões relacionadas à saúde. “Sempre falei que a saúde é uma prioridade em nosso governo e os elogios das pessoas atendidas pelo projeto mostram que estamos no caminho certo”, disse Ferrato.

Animado com o resultado, o secretário municipal de Saúde, Pedro Antonio de Mello, afirmou que um novo mutirão deve ser realizado no início de 2014. “Após essa semana iremos avaliar os resultados do Projeto Ver e Viver. Vamos ter um histórico das doenças oculares de toda a população atendida, mesmo quem não passou pela cirurgia e poderemos balizar nossas ações a partir desses números”.

Enviar por e-mail
Imprimir
Corrigir
Compartilhar:
Enviar e-mail para amigo
X
(endereço de e-mail)
(endereço de
(opcional)
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da página será enviado automaticamente