Piracicaba

.: Secretaria de Obras reforça participação da sociedade no depósito adequado de lixo

Data: 11/07/2006

Autor: Centro de Comunicação Social

Mais do que desembolsar R$ 400 mil ao ano com a limpeza de bueiros, a Prefeitura quer conscientização a população sobre os prejuízos ambientais e sanitários provocados pelo acúmulo irregular de lixo nas ruas.

 

Num trabalho constante e ininterrupto, a Secretaria de Obras mantém equipes especializadas na desobstrução de bueiros, tanto nos bairros quanto na região central.

 

Paulo Prates, secretário de Obras, é enfático ao defender a conscientização ambiental como ação redutora de gastos neste tipo de serviço. “Só com a participação efetiva da sociedade conseguiremos diminuir o volume de lixo acumulado indevidamente e evita problemas como enchentes e danos no sistema de esgoto”.

 

De acordo com o secretário, a manutenção dos bueiros incluem a reposição das grades de proteção das bocas-de-lobo, que custam, em média, R$ 350,00. “Essa é outra frente de ação, que exige atenção permanente e investimentos da Prefeitura”, completa.

 

Para se ter uma idéia, em quatro horas de trabalho, são retirados cerca de 50 quilos de todo tipo de dejetos, os quais são encaminhados ao Aterro Sanitário do Pau Queimado. Os dejetos incluem papéis, garrafas plásticas, areia, pedras e latas de alumínio. Ao longo do dia, a média de lixo retirada das bocas-de-lobo chega a sete metros cúbicos.

 

O secretário comenta que esse material acumulado provoca o entupimento dos bueiros e, num segundo momento, a poluição dos rios e ribeirões. “É um efeito cascata, que recaí sobre a população. É quase uma punição pela falta de conscientização”.

 

Paulo Prates explica que além de equipe própria, a Secretaria de Obras terceiriza o trabalho de limpeza e manutenção dos bueiros e bocas-de-lobo. “Essas empresas possuem equipamentos que permitem a assepsia adequada e eficiente”.

 

Piracicaba conta atualmente com aproximadamente 40 mil bueiros. A Semob realiza dois tipos de limpeza: na versão manual, quando o lixo não está tão concentrado, e realizada com a ajuda de um caminhão especialmente montado para o serviço. E um equipamento de alta de pressão posicionado no sentido vertical, dentro de uma galeria, faz jorrar água em grande velocidade. O jato impulsiona a sujeira para a superfície.

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Logo comemorativo Plano diretor Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Racismo é Crime Resultados de Exames Editais Cultura
Ficar informado sobre Pira ficou ainda mais fácil
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2020 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet