Piracicaba

.: Secretaria de Saúde faz orientações sobre o coronavirus

Data: 03/02/2020

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Vigilância em Saúde (CEVISA), tem acompanhando a questão do coronavirus. Na cidade, não houve até o momento nenhum registro de pacientes com sinais e sintomas da doença.

Para orientar a população, a secretaria está divulgando quais devem ser os procedimentos das pessoas que viajaram para a China nos últimos 15 dias ou tiveram contato com alguém que viajou para a China nos últimos 15 dias, mesmo que não tenham sintomas da doença.

 

CORONAVÍRUS

O coronavírus ataca o sistema respiratório e provoca sintomas de resfriado ou até outras manifestações mais graves, como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que pode levar o paciente ao óbito.

O risco de contágio existe para pessoas que viajaram para a China ou tiveram contato com alguém que viajou para a China nos últimos 15 dias, país de orígem do vírus e onde se concentra o maior número de casos da doença até o momento.

O coronavírus pode permanecer no corpo sem manifestar sintomas. Isso dificultaria o controle da doença, uma vez que esse agente infeccioso poderia ser transmitido por pessoas aparentemente saudáveis.

 

SINTOMAS

Os sintomas mais comuns são: febre, tosse e falta de ar, dores musculares e de cabeça, bem como confusão mental, irritação na garganta e desconforto no peito.

 

PREVENÇÃO

A primeira medida de prevenção é evitar viajar para a China, onde se encontra o maior número de infectados, bem como para cidades que possam vir a ter surtos da doença.

 

ORIENTAÇÕES DA OMS

  • Evite aglomerações e contato próximo com outras pessoas

  • Cubra o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar (e descarte o material em local adequado)

  • Lave as mãos a cada duas horas com água e sabão durante pelo menos 20 segundos. Usar um antisséptico de mãos à base de álcool, se não houver água e sabão disponível.

  • Procure não tocar olhos, nariz e boca

  • Não compartilhe copos, toalhas e objetos de uso pessoal

 

SUSPEITA DA DOENÇA

  1. Caso você tenha viajado para a China ou teve contato com alguém que viajou para a China, procure a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima para medidas preventivas de saúde.

  2. Confirmado o ítem acima, evite ambientes aglomerados e procure permanecer em casa por até 15 dias, prazo para que a suspeita de ter o vírus incubado desapareça, bem como seu potencial de transmissão às outras pessoas.

 

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





8 + 1

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





8 + 1

Plano diretor Racismo é Crime Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames
Ficar informado sobre Pira ficou ainda mais fácil Semuttran
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2020 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet