Piracicaba

.: Secretaria de Saúde retoma atividades do Núcleo de Educação em Urgência

Data: 15/06/2022

Autor: Texto: Felipe Poleti/CCS

Para oferecer capacitação e atualizações quanto aos procedimentos e protocolos a serem empregados pelos profissionais da área de urgência e emergência, a Secretaria Municipal de Saúde retomou as atividades do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), vinculado ao Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Piracicaba. A primeira ação acontece a partir de amanhã, quinta-feira, 16/06, com o 1º Curso de Atualização e Capacitação voltados aos profissionais de saúde, neste momento direcionado àqueles que trabalham nas áreas de urgência e emergência do Atendimento Pré-Hospitalar móvel (APH) de Piracicaba e região.

Conforme explica a enfermeira e atual responsável pelo NEU Piracicaba, Juliana Baldan de Barros, passado o período mais crítico da pandemia da Covid-19, as ações do Núcleo estão sendo reativadas. "A enfermeira que era responsável pelo NEU se aposentou em 2020 e durante o período crítico da pandemia não foi possível retomar as atividades. Foram anos difíceis, de muito trabalho em salvar vidas, frente ao Samu, e a todos os setores da saúde. Agora, com a redução de casos e de restrições, e a urgente necessidade de se manter a qualidade nesses serviços, estamos remodelando o Núcleo e voltando com as atividades de capacitação dos profissionais de saúde da cidade", disse.

Profissionais do Samu Piracicaba começam amanhã série de treinamentos para capacitação das equipes

AGENDA - O curso acontecerá em quatro encontros nos dias 16 e 25 de junho e 23 e 30 de julho, no anfiteatro Professor Hamilton Fernando Torrezan, na Secretaria Municipal de Educação, na rua Cristiano Cleopath, 1.902, Bairro dos Alemães, sempre a partir das 8h, e deve reunir em torno de 30 profissionais da área de urgência e emergência de cidades da região de Piracicaba – como Águas de São Pedro, Charqueada, Santa Maria da Serra, São Pedro, Saltinho, Rafard e Rio das Pedras – por encontro. "Este primeiro curso de capacitação e treinamento está reservado para os profissionais do Samu Piracicaba, da base do Corpo de Bombeiros em Piracicaba e alguns convidados da região que compõem a rede de atendimento Pré-Hospitalar Móvel", completa Juliana.

O secretário de Saúde, Filemon Silvano, reforçou a importância do treinamento. "Estes profissionais enfrentam as mais diversas situações no atendimento de urgência e emergência e, nada mais justo, que mantê-los atualizados sobre os novos protocolos e formas de atendimento. A retomada das ações do NEU vem exatamente para isso, manter todos os profissionais capacitados para qualquer tipo de atendimento", disse.

1º Curso de Atualização e Capacitação voltados aos profissionais de saúde - Foto: Justino Lucente/CCS

Dentro do conteúdo programático estão atualizações de rotinas e protocolos do Ministério da Saúde, atividades de desenvolvimento do trabalho em equipe, estrutura do Samu 192 – do início da chamada até a finalização do destino –, destacando todas as etapas de recepção do chamado, acionamento de viatura, chegada no local (avaliação de cena e segurança), transporte da vítima até o hospital ou UPA, conservação e organização das viaturas, entre outros. "O curso será dividido em um período de teoria e outro de atividades práticas para que seja melhor aproveitado por todos", concluiu a responsável pelo NEU Piracicaba.

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet