Piracicaba

.: Secretário do Meio Ambiente do Estado visita CTR

Data: 11/10/2017

Autor: Sonia Leite/Fotos: Leonardo Camargo e Ignácio Garcia

A CTR (Central de Tratamento de Resíduos) recebeu ontem (10) a visita do secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Maurício Brusadin, e do presidente da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Carlos Roberto dos Santos, acompanhados do prefeito Barjas Negri. Eles foram recepcionados pelo presidente da Piracicaba Ambiental, Gerson Grutolla, que fez a explanação sobre o complexo Ecoparque em quadros, números e cronogramas. Em seguida, o grupo pode conhecer as instalações.

O secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Maurício Brusadin, durante conversa com o prefeito Barjas Negri

Grutolla explica processos às autoridades presentes

Durante a visita, Brusadin comentou que: “o Prefeito Barjas Negri trouxe aqui um modelo que pode ser um embrião para o país, seja como fonte de geração de energia, de separação de lixo, de conceito de reciclagem”.

O secretário ficou impressionado com o que viu e aproveitou para pedir a Barjas para que leve esta experiência de Piracicaba adiante. ”A Secretaria não tem poder para determinar o tipo de modelo que eles (os municípios que fazem parte dos consórcios) vão seguir, mas pelo que pude ver aqui, pela capacidade técnica, pela capacidade de geração de energia, pela capacidade de separação do lixo, me parece ser um modelo de economia circular”, afirmou.

“Acho que aqui temos um modelo do século 21 e, quanto mais modelos do século 21 pudermos apresentar para a sociedade, melhor. Reiterando o que disse, espero que o Prefeito Barjas nos ajude a dividir este conhecimento para que possamos construir uma política de consórcio”, completou Brusadin.    

O presidente da Cetesb esteve no Ecoparque durante o período de licenciamento. Ao ver a Central funcionando, disse que “Eu eu vejo aqui uma boa possibilidade tecnológica não só para Estado de São Paulo, mas para o Brasil. Temos que ir adiante com estas novidades tecnológicas para reduzir cada vez mais o volume de rejeitos nos aterros”.  

“Foi muito gratificante acompanhar a visita do secretário de Estado e do presidente da Cetesb e perceber o entusiasmo deles ao se depararam com a grandeza do empreendimento, concluindo que Piracicaba é o primeiro município a atender plenamente a lei que instituiu a politica nacional de resíduos sólidos”, disse Rogério Vidal, engenheiro agrônomo e técnico da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente).

Prefeito Barjas Negri durante visita ao complexo denominado Ecoparque


Ecoparque - O complexo denominado Ecoparque, está localizado no Bairro Palmeiras, rodovia Deputado Laércio Corte (SP-147). Foi criado para o reaproveitamento de resíduos orgânicos e inorgânicos em operação desde 2015.

A empresa responsável pela em operação na cidade desde 2013 é formada através do consórcio das empresas Enob (Engenharia Ambiental Ltda.) e Kuttner GMBH & CO.KG, esta última, empresa alemã detentora da tecnologia que está finalizando a implantação da usina de tratamento.  

Além das instalações da usina de tratamento de resíduos urbanos e todas as instalações operacionais, a Piracicaba Ambiental está executando o encerramento do antigo Aterro do Pau Queimado.


 

Fonte: CCS

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





5 - 0

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





5 - 0

Logo comemorativo Racismo é Crime Resultados de Exames
Campanha Sinal Aberto pra vida
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2017 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet