Piracicaba

.: Secretários de Agricultura discutem turismo rural na Região Metropolitana de Piracicaba

Data: 27/05/2022

Autor: Texto e fotos: Thaís Passos/Sema

Aconteceu na manhã de ontem, quinta-feira, 26/05, o 3º Encontro de Secretarias de Agricultura da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP), organizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) e da Prefeitura de São Pedro, em parceria com a Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral).

Ocorrido no Centro de Convenções de São Pedro, o evento reuniu cerca de 100 pessoas, entre secretários de agricultura dos 24 municípios da RMP, profissionais de instituições parceiras e agricultores interessados. O tema desta edição foi turismo rural, com apresentações da professora da Esalq/USP e presidente da Comturpi (Conselho Municipal de Turismo), Odaléia Queiroz, Mariana Zinni, representando Clarissa Quiararia, secretária de Turismo de São Pedro, e três empreendedores de turismo rural: Valter Prattes, da Chácara Videira, Adriana Veroneze, do Sítio Coloninha, e João Pedro, do Quintal da Serra Café Colonial.

A secretária da Sema, Nancy Thame, esteve presente e representou o prefeito Luciano Almeida na mesa de abertura. “Este é um momento muito oportuno para unirmos forças e agregarmos conhecimento para o fortalecimento da região rural de nossos municípios, diminuindo o êxodo rural e trazendo novas alternativas econômicas para essa população que quer viver no campo”, ressalta. 

O prefeito de São Pedro, Thiago Silvério da Silva, enfatizou a luta conjunta dos municípios da RMP para o acolhimento de mais turistas. “Temos que oferecer aquilo que temos de bom, como a beleza natural, a tranquilidade, o ‘pisar na terra’”, disse.

Convidado pela Sema, o produtor Luis Milner, que cultiva frutas vermelhas e faz agroturismo na Chácara Catavento, no bairro Tupi, contou ter aproveitado muito. "É muito importante essa união para troca de experiências. Isso nos mostra que é possível viver da agricultura com o turismo, vendendo experiências e fortalecendo essa atividade.”

Sema representou Piracicaba no encontro em São Pedro

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet