Piracicaba

.: Segundo encontro do Programa Bacia Caipira acontece amanhã, sexta, 03/06

Data: 02/06/2022

Com o tema Água, Áreas Naturais e Saúde: é Dando que se Recebe, o segundo encontro do Bacia Caipira acontece amanhã, 03/06, das 8h30 às 12h, no Centro de Visitantes da Estação Experimental de Tupi. A ação faz parte do calendário da Simapira (Semanas Integradas do Meio Ambiente de Piracicaba), que ocorre durante todo o mês de junho.

O Bacia Caipira é um programa de educação ambiental, fruto da parceria entre as Prefeituras de Piracicaba, por meio da Sedema, e Santa Barbara D’Oeste, o Departamento de Água e Esgoto de Santa Bárbara d’Oeste (DAEE), o Instituto de Pesquisas Ambientais, a Fundação Florestal e a OCA/Esalq/USP.

Bacia Caipira visa integrar e proporcionar vivências ambientais

“Voltado para grupos da terceira idade dos dois municípios, o Bacia Caipira tem como objetivo integrar e proporcionar vivências ambientais, envolvendo temáticas como plantas medicinais, saúde e qualidade de vida, contato com a natureza, observação de fauna e flora”, destaca Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental no Núcleo de Educação Ambiental da Sedema.

O destaque deste segundo encontro é a atividade intergeracional entre os grupos da terceira idade e alunos do 6º e 7º ano da Escola Estadual Pedro de Mello, localizada no bairro Tupi.

“Os alunos desenvolverão uma oficina de artesanato com os idosos, na disciplina eletiva Arte Ambiental Solidária. Tudo dentro do âmbito do PJ Tupi: educação integral e ambiental, também desenvolvido na Estação Experimental. Com isso, o programa possibilitará o encontro entre gerações, assim como a troca de vivências e experiências”, finaliza Laís.

BANHO DE FLORESTA – No sábado, 04/06, das 8h às 12h, o Programa Vem pro Horto realiza Banho de Floresta e aula de ioga, com orientação da engenheira florestal Júlia Benfica Senra, do Laboratório de Educação e Política Ambiental – OCA/Esalq/USP; do especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais Maria Luísa Bonazzi Palmieri e do professor, ator e instrutor de ioga e ioga dance, Samuel Zanatta.

Aberta ao público, a ação acontece também na Estação Experimental de Tupi, com vagas limitadas a 40 participantes. O Banho de Floresta é uma imersão sensorial guiada por convites a determinados pensamentos e ações, na qual a floresta é vista como parceira e o foco é na experiência vivida, valorizando-se o silêncio e a contemplação, de modo a convidar os participantes a sair do ritmo acelerado da sociedade.

O Banho de Floresta é parte do projeto Vem pro Horto, realizado na Estação Experimental de Tupi

O evento é organizado pelo OCA/Esalq/USP, Sedema/Prefeitura de Piracicaba, Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e Fundação Florestal (FF). Conta ainda com apoio da Semuttran, Guarda Civil e Tupi Transportes, que disponibilizará um ônibus gratuito para acesso ao Horto de Tupi, saindo da plataforma B03 do TCI, às 7h10.

SERVIÇO – Banho de Floresta e aula de ioga, sábado, 04/06, das 8h às 12h, na Estação Experimental de Tupi (Centro de Visitantes), localizada à rodovia Luiz de Queiroz, km 149. Inscrições limitadas pelo formulário: https://forms.gle/Ms5Eyrv3Y4noUG7G9. Mais informações: https://hortodetupi.wixsite.com/vemprohortotupi.

A programação completa da Simapira pode ser acessada no site: https://sedema.wixsite.com/sedema/semana.

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet