Piracicaba

.: Seleção do Salão de Humor acontece neste fim de semana

Data: 16/08/2006

Autor: Assessoria de Imprensa do Salão de Humor

A seleção dos trabalhos recebidos para a 33º edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, o mais tradicional e um dos maiores eventos do gênero no mundo das artes gráficas, acontece neste final de semana, dias 19 e 20, no Hotel Bristol.

 

A Comissão Organizadora desta edição, presidida pelo Fausto Longo, escolheu um júri mesclado por jornalistas e desenhistas, que se reúnem neste sábado e domingo para selecionar os 220 trabalhos que irão compor a exposição do Salão de Humor de Piracicaba.

 

Neste ano foram recebidas até o momento cerca de 600 inscrições, num total de mais de 1.500 desenhos, porém os números não são definitivos, pois ainda continuam chegando trabalhos do exterior. Até agora 21 países estão participando.

 

Os membros que compõem o corpo de jurados são os cartunistas Paulo Caruso e Gualberto Costa, os jornalistas Mauro Chaves (Estado de São Paulo), Marcelo Batuíra (Jornal de Piracicaba), Cecília Barzaghi (Fiesp) e Douglas Quinta Reis (Editora Devir).

 

Neste ano, o Salão abre suas portas ao público no dia 26 de agosto, às 20h, no Armazém 14 do Engenho Central, prédio tombado pelo patrimônio Histórico e Cultural, às margens do rio Piracicaba, podendo ser visto até o dia 15 de outubro.

 

Prêmios

Neste ano, serão distribuídos R$ 25 mil em prêmios em dinheiro, sendo quatro mil reais para os primeiros colocados de cada uma das quatro categorias, que são cartum, charge, caricatura e tira, e dois mil duzentos e cinqüenta reais para os segundos colocados.

 

História

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba surgiu em 1974, em meio à ditadura militar no Brasil. A linguagem metafórica era uma das poucas frentes de luta contra o regime da época. Alguns professores e universitários de Piracicaba procuraram o cartunista Zélio Alves Pinto para organizar um evento que reunisse os principais artistas gráficos do país. Em 1977, o Salão torna-se internacional. Desde sua primeira edição, cartunistas como Millôr Fernandes, Jaguar, Henfil, Ziraldo, Paulo e Chico Caruso e Angeli passaram pelo evento.

 

Serviço

A realização do Salão Internacional de Humor de Piracicaba é da prefeitura Municipal de Piracicaba, através da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Centro Nacional de Humor. O Hotel Bristol fica na rua José Pinto de Almeida, 877 – Centro.

 

Mais informações sobre o Salão de Humor de Piracicaba no site www.salaodehumordepiracicaba.com.br

( (19) 3403-2620 / 3403-2621 / 3403-2622 / 3403-2624.

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Logo comemorativo Plano diretor Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Racismo é Crime Resultados de Exames Editais Cultura
Ficar informado sobre Pira ficou ainda mais fácil
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2020 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet