Piracicaba

.: Sema firma novo contrato para manutenção de estradas rurais

Data: 04/02/2019

Autor: João J. Souza/Fotos: Justino Lucente

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sema), assinou contrato com a empresa Piraenge Construtora EIRELI- EPP, para fornecimento parcelado de agregado reciclado para pavimentos. O valor é de R$ 245.394,50 e equivale a 20 mil toneladas de material que será utilizado durante o ano para manutenção das estrada rurais de Piracicaba.

O secretário da Sema, Waldemar Gimenez, afirmou que o material, chamado de Reciclado da Construção Civil (RCC), é de excelente qualidade. “A compra (do material) resolve dois problemas: é utilizado como reforço do leito das estradas de terra e serve também como base para futuros asfaltamentos. É um material cuja produção absorve muita mão de obra e muitos empregos, além de dar destinação correta a esses resíduos, que talvez fossem descartados em lugares inadequados”, disse Gimenez.

O secretário explicou que o RCC é utilizado em toda zona rural do município, que tem uma extensão bastante grande, em torno de 2,5 mil km. “Piracicaba tem uma das maiores extensões territoriais do Estado e esse material é transportado, esparramado com moto-niveladora, molhado e batido com rolo compactador liso e imediatamente liberado ao trânsito”, afirmou.

Segundo ele, a Sema também trabalha com lajão bruto - material que é transformado em lajão britado pelo próprio pessoal da secretaria, no britador localizado em Saltinho. Recentemente foram adiquiridas 60 mil toneladas. “O consumo anual da secretaria é de mais de 120 mil toneladas entre ambos os materiais”, disse Gimenez.

Manter as estradas rurais em condições adequadas, ressaltou o secretário, é uma determinação do prefeito Barjas Negri. “Fazemos a manutenção de forma ininterrupta e diária, pois o nosso objetivo é mantê-las em boas condições”, afirmou.

RCC é utilizado em toda zona rural, que tem uma extensão de 2,5 mil km


Serviço - A Sema é responsável pela manutenção diária de estradas rurais - com cerca de 2.500 km, pela restauração e conservação de 147 pontes, mata burros, escolas e centros comunitários rurais, atendendo dezenas de bairros. “Somente na manutenção das estradas rurais, são utilizados aproximadamente 120 mil toneladas por ano de material base (cascalho, lajão britado, RCC, entre outros), visando a trafegabilidade das estradas, essencial para o escoamento de nossa produção agropecuária. Todo este trabalho só é possível devido à frota própria da Sema, além de três caminhões terceirizados e a atuação de diversas equipes de trabalho no campo, gerando qualidade e agilidade na prestação dos serviços e aumentando o número de atendimentos à comunidade!, concluiu o secretário.

 

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





3 + 1

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





3 + 1

Plano diretor Racismo é Crime Resultados de Exames
Vamos de Van
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2019 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet