Piracicaba

.: Sema visita Sítio São Benedito, que produz orgânicos na região do Campestre

Data: 27/05/2022

Autor: Texto e fotos: Thaís Passos/Sema

Em mais uma visita de campo para conhecer propriedades rurais do município, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), esteve esta semana no Sítio São Benedito, que produz alimentos orgânicos e agroecológicos, na área rural do bairro Campestre.

A propriedade é administrada principalmente pela agricultora familiar Lourdes Aparecida de Fátima Lázaro e sua filha Thais Aparecida Lázaro, que há cerca de 20 anos cultivam e comercializam hortaliças e legumes orgânicos, como alface, brócolis, cebolinha, tomates, mandioca e outros.

“Cresci perto da roça e voltei para a agricultura já adulta, por encorajamento do meu pai. Após alguns anos, começamos a produzir orgânicos com o estímulo de alguns estudantes da Esalq e nos certificamos em vários cursos”, conta Lourdes. A insistência na produção dos orgânicos foi forte e, segundo ela, muitos falavam que era “bobagem”. 

Dona Lourdes é permissionária dos varejões municipais desde 1982, quando o primeiro espaço foi inaugurado, completando 40 anos em 2022. Como a própria define, ela faz “agricultura por amor”, e foi assim por muitos anos com seu marido, Milton Lázaro, que se revezaram entre o trabalho no campo e em uma empresa metalúrgica para dar conta da casa e dos filhos.

Até hoje eles continuam com uma banca própria de orgânicos no Varejão Municipal do Centro, na qual a própria dona Lourdes comercializa direto ao consumidor, todas às quartas-feiras e sábados, na rua Santa Cruz, 1.260.

Para a secretária de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame, “é muito rico ver o trabalho exemplar e engrandecedor que desenvolvem nesta área, proporcionando uma produção de qualidade no município e uma alimentação saudável para quem consome".

ORGÂNICOS NA MERENDA - Por meio da Sema e da SME (Secretaria Municipal de Educação), a Prefeitura de Piracicaba abriu chamada pública para a aquisição de mais de 5 toneladas de hortifrutis orgânicos e agroecológicos para a merenda escolar da Rede Municipal de Ensino, pelo período de dez meses.

A compra dará prioridade para produtores locais e será exclusiva para agricultores familiares. A previsão é que esses alimentos sejam entregues no segundo semestre deste ano, atendendo as escolas selecionadas para o projeto-piloto. Os agricultores orgânicos e agroecológicos interessados podem apresentar a documentação para habilitação e Projeto de Venda até o dia 8 de junho, às 9h, na DAN, localizada na avenida Dona Lídia, 493, no bairro Vila Rezende.

Secretária Nancy Thame e agricultoras Lourdes e Thais Lázaro

Há cerca de 20 anos cultivam e comercializam hortaliças e legumes orgânicos

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet