Piracicaba

.: Semdettur realiza programa em escola estadual que auxilia no 1º emprego

Data: 23/05/2022

Autor: Texto: Maurício Cantoni/Fotos: Justino Lucente

Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), compartilha o conteúdo do seu programa interno Meu Futuro Emprego com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Abigail de Azevedo Grillo. A iniciativa visa auxiliar os jovens em busca do primeiro emprego, oferecendo treinamento sobre processos seletivos e competências comportamentais (Soft Skills). As palestras na escola começaram em 2/05 e tem previsão de térmico de 6/06, beneficiando aproximadamente 52 alunos. O convite partiu do professor da instituição Elias Soares Figueiredo.

Os alunos beneficiados pertencem ao Ensino Médio

A Semdettur pode atender a demanda de outras escolas que desejem replicar esse conteúdo. Os interessados devem fazer contato com a secretaria pelo telefone (19) 3437-2222.

A assessora de projetos especiais da Semdettur, Cris Batochio, afirmou que a experiência de trazer temas como mercado de trabalho e empregabilidade para dentro da sala de aula tem sido muito valiosa, porque instrui os alunos a desenvolverem o autoconhecimento e, assim, enfrentarem os processos seletivos de maneira mais confiante.

Elias Soares Figueiredo lembra que a participação no programa Meu Futuro Emprego é optativo e foi oferecida para alunos que possuem interesses em comum, apresentados dentro dos seus projetos de vida. “Na disciplina chamada eletivas, eles se encontram duas vezes por semana e conhecem mais sobre as profissões existentes, além das competências comportamentais exigidas pelo mercado de trabalho”, comentou o professor.

Israel disse que agora aprendeu a como montar seu currículo de maneira adequada

Quem também não escondeu a sua satisfação com a iniciativa foi a diretora da escola, Maria Teresa Sokolowski.Ela destacou que o período de pandemia foi muito prejudicial aos alunos e que agora eles estão socialmente mais maduros para assimilar o conteúdo e saber discernir sobre qual profissão desejam seguir.

ALUNOS – Marcio Roberto Perboni Júnior, 17, validou a nova experiência, dizendo que ela está agregando mais conhecimento e experiência para o momento em que ele for participar de qualquer processo seletivo. Israel Lucas, 14, aluno do 1° ano, disse que por meio do programa aprendeu a como se portar durante uma entrevista e como montar um currículo de maneira adequada. Isabela Maistro, 14, já definiu que pretende seguir a carreira de designer de moda. Ela tem apreciado o contato com outros profissionais ligados ao mercado de trabalho porque apresentam uma visão complementar aos professores da sua escola.

Isabela tem apreciado o contato com outros profissionais do mercado de trabalho

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet