Piracicaba

.: Seminário do CCZ reúne protetores para tratar de acumuladores, maus-tratos e abandono de animais

Data: 11/08/2017

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou na tarde de ontem (10/08), no anfiteatro do barracão 14 do Engenho Central, um seminário sobre acumuladores, maus-tratos e abandono de animais de estimação. Participaram da abertura do evento o prefeito Barjas Negri e o secretário de Saúde, Pedro Mello.

De acordo com Barjas Negri, a cidade conta com uma ampla rede de ONGs protetoras de animais, que já presta um trabalho de qualidade à sociedade, seja recolhendo animais, cuidando de sua saúde ou encaminhando para castrações.

“São iniciativas de voluntários que fazem isso por amor à causa e não poupam esforços em suas ações cotidianas. Mas é sempre possível fazer mais, quando se tem um bom diagnóstico da realidade e se trabalha em equipe. Assim, com encontros como este, para se discutir questões pertinentes a esta rede de amparo e ao CCZ, conseguiremos alcançar objetivos ainda mais ousados”, disse.

O secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, analisou os problemas do setor que se apresenta ao poder público, e destacou o crescimento descontrolado da população de animais. “Temos desenvolvido um forte trabalho para tentar conter esse crescimento populacional, mas há dificuldades que precisam ser superadas a partir de mudanças culturais”, observou. “As soluções”, segundo ele, “são sempre difíceis, mas o diálogo, como este que está sendo proposto aqui, é o melhor caminho para se chegar a resultados mais próximos do que desejamos”.

Pedro Mello disse também que existe a possibilidade de instalação de uma faculdade de medicina veterinária na cidade, o que fortaleceria imensamente o trabalho do CCZ, a partir de uma parceria da instituição de ensino com a prefeitura. “Essa perspectiva é animadora e acreditamos em sua efetivação”.

De acordo com Eliane Carvalho, Médica veterinária e coordenadora do CCZ, “É preciso que a sociedade tenha consciência do que está acontecendo na cidade, porque tem crescido o número de maus-tratos e de abandonos, assim como tem aumentado exponencialmente o número de animais em mãos de ONGs e protetores independentes. Só que essas entidades não conseguem dar conta da demanda e precisam do suporte do poder público”, enfatizou.

A pressão, no entender da médica veterinária, recai sobre o CCZ, seja para o recolhimento dos animais mal-tratados ou abandonados, seja para fazer castrações em todos eles e também ajudar as ONGs ,nesse sentido com a estrutura do poder público.

Para a coordenadora do CCZ, o encontro teve a finalidade de colocar essas questões em pauta no intuito de traçar uma nova estratégia de política pública, bem como despertar a consciência dos participantes para a realidade, que leve a um equilíbrio na relação com os animais de estimação.

Foram realizadas quatro palestras: A primeira, pela coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Eliane Carvalho, que falou da Missão do CCZ e o trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade. Na sequência, a dra. Sueli Cândio Maciel, Psicóloga do CCZ de São Paulo, membro do núcleo de estudos em Saúde mental e Psicanálise das Configurações Vinculares, falou sobre Acumuladores, uma abordagem intersetorial.

A dra. Maria Cristina Marton de Freitas, Promotora de Justiça de Direitos Humanos – Saúde Pública Piracicaba, discutiu a Atuação do Ministério Público frente ao problema de acumulação. E, finalmente, Jilverson Rodrigo de Moraes, Assessor Parlamentar da Câmara Municipal de São Carlos, abordou a importância das parcerias e do voluntariado nas ações de proteção aos animais.

Os trabalhos foram conduzidos pelo moderador dr. Mauro Cerri Neto, advogado e membro da comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB.

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





10 - 9

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





10 - 9

Logo comemorativo Racismo é Crime Resultados de Exames
Campanha Sinal Aberto pra vida
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2017 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet