A Prefeitura de Piracicaba lança amanhã, sábado, 28/09, mais um programa de sustentabilidade e defesa do meio ambiente: Seu Bairro Mais Verde – Calçadas. O objetivo é incentivar o plantio de árvores da área urbana, por meio de um atendimento personalizado à população, realizado por equipes da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema). Com esse programa, a meta inicial da Prefeitura é plantar 4.000 mudas/ano nas calçadas, 1.500 a mais que a média de 2018. O lançamento acontece às 8h30, na avenida Antonia Pazzinato Sturion, bairro Morumbi, com todas as etapas do plantio de uma muda na calçada em frente ao número 603.

Mudas serão doadas pelo Viveiro Municipal, que produz mais de 80 espécies diferentes

Por meio do Viveiro Municipal, localizado no bairro Santa Rita, a Prefeitura já incentiva a população a plantar árvores ao doar mudas de mais de 80 espécies nativas, frutíferas e ornamentais, que podem ser solicitadas pelo telefone 156. O diferencial do programa Seu Bairro Mais Verde – Calçadas é que o interessado, agora, poderá solicitar uma análise de técnicos antes do plantio. Esses técnicos, que são do Setor de Arborização, Núcleo de Educação Ambiental (NEA) e Viveiro Municipal, irão indicar as melhores espécies, os melhores locais para recebê-las e ainda fazer o pedido das mudas e realizar o plantio, após autorização do morador.

Para que esse programa chegue a um maior número possível de pessoas, a Prefeitura, por meio do Centro de Comunicação Social, criou uma campanha com folhetos e spots que serão divulgados nas rádios da cidade, e posts que circularão pelas redes sociais. A ideia é conscientizar a população sobre a importância da existência de árvores na zona urbana, que contribuem para o aumento da qualidade de vida, porque deixam o ar mais úmido, diminuem a temperatura e aumentam a capacidade de o solo absorver a água da chuva, entre outras vantagens. Ao mesmo tempo, o programa alerta e evita que espécies erradas sejam introduzidas e depois causem danos às calçadas.

O prefeito Barjas Negri acompanhou a discussão e a elaboração do novo projeto. Para ele, a meta de plantar 4.000 árvores é factível, considerando que, somente em 2018, foram plantadas 2.451 mudas nas calçadas. “Arborizar a cidade não é apenas uma questão estética, mas, sobretudo, um investimento na qualidade do ar que respiramos, no equilíbrio da temperatura e no estímulo à sobrevivência de várias espécies de aves e insetos, tão necessários ao nosso ecossistema”, avalia Barjas.

O secretário da Sedema, José Otávio Machado Menten, lembra que o plantio em calçadas faz parte de um projeto maior da Prefeitura, o Piracicaba Mais Verde, que já vem sendo desenvolvido pela pasta há 12 anos, sendo um dos responsáveis pelo aumento de árvores na cidade, tanto na zona urbana quanto na rural

SERVIÇO – Lançamento do programa Seu Bairro Mais Verde – Calçadas. Amanhã, sábado, 28/09, às 8h30. Na avenida Antonia Pazzinato Sturion, 603, bairro Morumbi.