Piracicaba

.: Tem início amanhã a 10ª Festa da Polenta em Santa Olímpia

Data: 27/07/2006

Autor: Eliana Salgado Marconi – Mtb: 29.563

Tem início amanhã (28) a 10ª Festa da Polenta de Santa Olímpia. O tradicional evento vai até domingo (30) e é promovido pela Associação de Moradores do Bairro Santa Olímpia, cujo objetivo principal é propagar a cultura trentina-tirolesa presente no local. A abertura acontece às 20h com a apresentação da rainha e embaixatriz. 

 

Em 2005 a festa recebeu cerca de 12 mil visitantes e foram consumidas 1,5 toneladas de polenta, segundo a organização. Para este ano a expectativa é de que passem pelo local 15 mil pessoas. Além de porções de polenta frita, pastéis, salsichão, espetos de frango e carne, serão servidos pratos típicos como polenta com frango ao molho e cràuti (repolho curtido, cozido com costelinha de porco, lingüiça calabresa e bacon), cuccagna (fritada de ovos misturada com lingüiça, tomate, cebola, queijo e bacon) e canederli (sopa de nhoque preparada com pão amanhecido, trigo, frango, lingüiça e temperos diversos).

 

Outros aspectos da cultura trentina poderão ser observados por meio de danças, músicas, museu e bebidas artesanais, entre elas sangria e vinhos. O público também terá a disposição uma cafeteria tirolesa, localizada em porão rústico de casarão antigo que oferecerá chocolate quente, cafés, capuccino, pães e bolos caseiros e a tradicional gròstoi (pasteizinhos doces). O acesso ao bairro é feito pela estrada de Charqueada.

 

No domingo (30/07), as crianças poderão desenvolver atividades recreativas especiais como oficinas de bonecos em argila, bonecos de sabugo de milho, tingimento de ovos, além de ensinar antigas brincadeiras existentes na comunidade.

 

Santa Olímpia

 

As famílias da Província de Trento começaram chegar ao Brasil em 1877, fugindo dos conflitos decorrentes da unificação italiana, fome e desemprego. O bairro de Santa Olímpia foi fundado em 20 de novembro de 1892, formando uma das mais expressivas colônias de imigrantes de toda a região.

 

A borboleta foi escolhida símbolo da comunidade durante comemoração do primeiro centenário de fundação do bairro, em 1992. Caracterizando a Província Autônoma di Trento, pois o mapa geográfico lembra a borboleta, tem em suas cores das bandeiras dos países que fizeram ou fazem parte da realização dos sonhos dos fundadores do bairro; Itália (verde, branca e vermelha), Áustria (vermelha e branca) e Brasil (verde, amarelo, azul e branco).

 

Programação

 

Praça Central

 

Sexta-feira – 28/07

19h – Missa.

20h – Abertura com apresentação da rainha e embaixatriz.

20h30 – Coral infanto-juvenil Và Pensiero.

21h – Grupo Piracicaba de Danças Folclóricas.

22h – Banda Drusa.

 

 

Sábado – 29/07

18h – Missa

20h – Apresentação da rainha e embaixatriz.

20h30 - Coral infanto-juvenil Và Pensiero.

21h – Coro Stella Alpina e Càneva.

21h30 – Grupo Santa Olímpia de Danças Folclóricas (juvenil e infanto-juvenil).

22h – Banda Radak.

23h – Banda Prisma.

 

Domingo – 30/07

9h30 – Missa.

13h - Coro Stella Alpina e Càneva.

14h - Apresentação da rainha e embaixatriz.

14h30 - Grupo Santa Olímpia de Danças Folclóricas (mirim e infantil).

15h – Grupo Infantil de Danças Folclóricas (Santana).

15h30 – Volkstanzgruppe Tirol Schuhplattler.

16h - Grupo Santa Olímpia de Danças Folclóricas (adulto).

16h30 – Banda Nostalgia.

20h – Encerramento.

 

 

 

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Plano diretor Racismo é Crime Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Ficar informado sobre Pira ficou ainda mais fácil Semuttran
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2020 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet