Autor: João J. Souza/Fotos: Ronaldo Castilho
A Prefeitura de Piracicaba entrega, na próxima sexta-feira (11), às 17h, as instalações do Centro Social e Varejão da Chácara Nazareth II. Localizado na rua Nestor Tedesco com a rua Sebastião Ezequiel de Paula e avenida Pio Sbrissa, o local tem 315 metros quadrados e foi executado por mão de obra própria da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento).
O equipamento irá beneficiar aproximadamente 25 mil pessoas que vivem na Chácara Nazareth II e bairros vizinhos. Serão aproximadamente 12 permissionários que comercializarão uma linha completa de produtos hortifrutigranjeiros.
A expectativa com o novo equipamento é comercializar 3 toneladas de alimentos por semana. O Município tem hoje 29 varejões, que comercializam em torno de 12 mil toneladas de alimento por ano.
O novo espaço integra a filosofia da Sema, que é construir equipamentos que não sejam somente direcionados à venda de produtos. Os últimos varejões foram arquitetados para funcionarem também como equipamentos sociais para diversos fins, como cursos, práticas esportivas e bailes.
O secretário da Sema, Waldemar Gimenez, disse que a construção segue o padrão dos demais varejões municipais, com galpão de comercialização, sanitários masculino e feminino - e adaptados para pessoas com deficiência, sala de administração e cozinha. "Além de economizar, a população do Nazareth II e bairros adjacentes, poderão fazer suas compras com maior comodidade, em um ambiente coberto e adequado para este tipo de serviço”, afirmou Gimenez.
Ele lembra que os preços e a qualidade dos produtos comercializados nos varejões são controlados pelos agentes de abastecimento da Sema e a comercialização é feita por pequenos produtores do município e permissionários, que buscam os seus produtos direto na roça ou nos entrepostos dos Ceasas de Campinas e de Piracicaba. Com isso, eles conseguem praticar preços até 30% mais baixos do que o praticado pelo mercado convencional.
Equipamento vai beneficiar aproximadamente 25 mil pessoas