Piracicaba

.: Vem pro Horto conectou participantes com a natureza com imersão e aula de yoga

Data: 07/06/2022

Autor: João J. de Souza- Fotos- Divulgação

Os participantes se conectaram com a natureza

A Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi) promoveu gratuitamente, no sábado, 04/06, o Banho de Floresta, atividade de imersão na natureza e aula de yoga. Cerca de 25 pessoas participaram do evento, que faz parte do Vem pro Horto. A próxima atividade acontecerá dia 25/06, 9h às 12h, com a oficina de saneamento ambiental.

Júlia Benfica Senra, do Laboratório de Educação e Política Ambiental – OCA/Esalq/USP, que conduziu o Banho de Floresta, afirmou estar muito grata aos organizadores pela oportunidade de realizar essa prática em um local público como o Horto e gratuitamente. "Também agradeço a todos que participaram, que se abriram à experiência de algo novo. Tenho até dificuldade para expressar tudo que estou sentindo, pois a atividade foi muito intensa e gratificante", ressaltou.

O evento proporcionou uma conexão dos participantes consigo mesmo e com a natureza

O instrutor de yoga Samuel Zanatta disse que conduzir vivência de yoga no Horto é trazer o contato com a natureza à flor da pele. "É estar aqui e agora, sentindo o sol, o vento, a terra que pisamos. Foi especial demais ter essa integração com o espaço e levar o público a silenciar, ouvir o corpo e simplesmente existir. Grato à presença de todos", observou.

Nelson Neto, de 41 anos, falou da sua impressão sobre a atividade: "Achei uma atividade bem relaxante. Foi um contato direto com a natureza, com o chão, a terra, coisas que passam despercebidas no dia a dia, na sociedade capitalista que vivemos", destacou.

Para Renilton Tiago da Silva, de 52 anos, as atividades estavam integradas e propiciaram uma manhã muito agradável: "Senti uma energia muito boa. Ter contato com a floresta, fazer parte dela, uma coisa impressionante. Desacelerei, consegui sentir o que está em volta. Senti que o yoga foi um relaxamento e nos preparou para o Banho de Floresta. Um complementou o outro. Foi muito bom sentir que a gente faz parte da natureza e a natureza faz parte da gente. Somo uma coisa só"

Os particpantes participaram de aula de yoga

GRATUIDADE- Os eventos do Vem pro Horto são sempre gratuitos, abertos a comunidade. São realizados com o apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transporte (Semuttran), Guarda Civil e Tupi Transportes. Há uma linha de ônibus gratuita, saindo do Terminal Central de Integração (TCI), em direção ao Horto de Tupi. A cada evento são divulgadas as informações referentes aos horários dessa linha especial.

SERVIÇO - Vem pro Horto. Mais informações: https://www.facebook.com/estacao.experimentaldetupi https://www.instagram.com/hortodetupi/). No canal "Estação Experimental de Tupi" no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCuYfgaMBmvwnosiu7bYEjVg), está disponível um vídeo sobre esse programa educativo.

O evento busca aproximar a comunidade do Horto

PROGRAMAÇÃO

25/06 - 9h às 12h: Oficina de saneamento ambiental;
09/07 - 8h às 12h: Caminhada histórica e reflexões ecumênicas, como parte das comemorações do centenário de Tupi;
13/08 - 8h às 16h: Atividade de educação ambiental inclusiva;
19/08 - 19h: Cinema e Trilha Noturna
24/09 - 9h às 12h: Oficina Do Mato ao Prato 4;
08/10 - 9h às 12h: Dia da Agroecologia;
29/10 - 9h às 12h: As abelhas no nosso dia a dia 3;
26/11 - 7h às 9h: Observando as Aves no Horto de Tupi;
10/12 - 9h às 12h: Evento de encerramento.

 

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet