Piracicaba

.: VISA: nota técnica sobre serviços de beleza e estética

Data: 28/04/2020

Nota Técnica - Serviços de cabeleireiros, barbearias, manicures e estabelecimentos afins que trabalhem com beleza/estética

 

Considerando o Decreto n°18.252 e 18.253 de 22 de Abril 2020 que, prorroga a vigência da quarentena de que trata o Decreto nº 18.230/2020.

Aos serviços de cabeleireiros, barbearias, manicures e estabelecimentos afins que trabalhem com beleza/estética:

  • Será permitido prestarem serviços com hora marcada, um cliente por vez, por sala de atendimento;

  • Não poderão permanecer clientes aguardando no estabelecimento;

  • Será obrigatório uso de equipamentos de segurança, máscaras (equipamento obrigatório para o profissional e para o cliente) e luvas.

Medidas preventivas e restritivas a serem adotadas para a continuidade de suas atividades:

Ambiente

  • Adotar, preferencialmente, a ventilação natural dos ambientes, com a finalidade de promover a renovação do ar.

  • Implantar elementos de obstrução em balcões, caixas e guichês de atendimento para orientar o distanciamento mínimo entre o atendente e o cliente ou instalar placas de acrílico ou vidro para isolamento quando não for possível manter tal distância;

Atendimento

  • Limitar o número de clientes em atendimento, evitando a aglomeração de pessoas, fixando a permanência de no máximo 2 (duas) pessoas por grupo familiar, além de limitar o uso do espaço contido nos estabelecimentos destinados ao atendimento de clientes a, no máximo, 1 (uma) pessoa para cada 5 (cinco) metros quadrados;

  • Impedir o atendimento de clientes que não estejam usando máscaras de proteção;

  • Realizar a gestão e controle da circulação dos clientes, de modo a resguardar o distanciamento entre pessoas e evitar aglomeração, inclusive em áreas externas ao estabelecimento, quando utilizada por seus usuários;

  • Adotar medidas para agilizar o atendimento de idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais;

Assepsia

  • Disponibilizar álcool em gel 70% para cada mesa, balcão ou guichê de atendimento, para uso de funcionários e clientes, bem como disponibilizar lavatório com sabonete líquido e papel toalha para lavagem das mãos;

  • Realizar a assepsia de cada mesa, balcão ou guichê, ao final de cada atendimento, com a desinfecção dos pontos de contato em geral, como botões e máquinas de cartão, utilizando álcool em gel 70%;

  • Realizar assepsia dos instrumentos de trabalho com álcool a 70°.

Funcionários

  • Rever turnos de trabalho, a fim de evitar aglomerações de funcionários em horários de refeição ou de entrada e saída no estabelecimento, tomando medidas para evitar também a aglomeração em áreas externas utilizadas por funcionários ou clientes.

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