Piracicaba

.: EM Adolfo Basile forma 90 crianças no GCEP

Data: 01/07/2022

Autor: Texto e fotos: Sabrina Rodrigues Bologna

Música, orgulho e muita festa marcaram a formatura de 90 crianças da Escola Municipal Adolfo Basile, no Vida Nova, ontem, 30/06, no programa Guarda Civil Educação é Prevenção (GCEP), desenvolvido pelo Pelotão Escolar da Guarda Civil, que ministra aulas em escolas públicas municipais para alunos dos 5º anos do ensino fundamental com temáticas variadas, como o bullying, ciberbulying, drogas e violência doméstica. Evento contou com a participação da Banda e do Canil da Guarda Civil e apresentação das crianças formandas, que cantaram É Preciso Saber Viver, deixando toda plateia emocionada. Formatura também teve homenagens às GCs educadoras e também a professores, supervisores e ao secretário de Educação, Bruno Roza.

Banda abrilhantou formatura e famílias prestigiaram o evento

Roza enalteceu o trabalho realizado pela GCM nas escolas e disse que ele deve ter continuidade. "Parabéns por este projeto que está sendo desenvolvido na nossa rede municipal. Eu destaco o trabalho fantástico realizado pela Corporação. Um trabalho primoroso que eu faço votos que continue por muito tempo. Piracicaba não pode perder os resultados, a linda conquista que foi construída com esforço de servidores públicos que se dedicam a transformar, a fazer o mundo um pouquinho melhor. Este trabalho merece destaque e reconhecimento", disse.

Bruno Roza, secretário de Educação, é homenageado durante a solenidade

Alice Silva, encarregada do Pelotão Escolar e uma das GCs educadoras, lembrou a importância do programa e revelou que nesta escola o Pelotão já atua desde sua inauguração, em 2018. O retorno, agora, com a realização do Programa, durante o primeiro semestre, é um privilégio e frisou a fundamental parceria entre unidade escolar, o programa e a família para o bom resultado do GCEP. "Sem a união da família e da Escola, nós não temos estes frutos que estamos colhendo hoje".

GCS Alice, Querubino e Luciane, homenageadas pela Comunidade Escolar

A diretora da Escola, Andréia Enedina Bettoni Colete, que acredita que a comunidade escolar toda é fundamental para que as ações tenham o resultado pretendido, agradeceu o comprometimento de todo mundo, desde coordenador, professores, inspetores de alunos, merendeiras, serviços gerais, pais e alunos. "Parabéns pela conquista. Quando a gente faz alguma coisa querendo participar, ela se torna mais intensa, mais valorosa e leva para a vida inteira. O que vocês aprenderam aqui, levem para vida, porque será muito bom para vocês e suas famílias este aprendizado. Aprender na rua é uma coisa, mas aprender com quem sabe e da forma certa é a melhor coisa que nós temos".

Andreia, diretora da Escola, agradece todos que compõe a comunidade escolar pela formatura e pelo sucesso do programa

As mães eram só agradecimento por seus filhos serem beneficiados com esta formação. Cíntia Pedroti, mãe de Henrique Gabriel, do 5ºC, disse que o filho e ela amaram a participação no GCEP. "Ele ensina bastante coisa para as crianças e incentiva o melhor".

Cíntia (de rosa) acha que o GCEP incentiva o melhor

Irene, mãe de Kauany Pereira dos Santos, relatou que gostaria que todas escolas fossem beneficiadas. "Ela chegou em casa falando tudo que aprendeu sobre drogas, sobre maus tratos. Foi muito importante esta parceria com a escola. Eu acho que deveria sempre existir em todas as escolas, principalmente para as crianças, que aprendem bastante". Kauany frisou que gostou muito de participar. "Eu gostei muito, foi tudo muito emocionante".

Kauany e mãe, Irene, que acreditam na importância da formação

A aluna Gabriely Marques dos Santos, do 5º A, achou muito legal ter participado do GCEP e explicou que a possibilidade de poder levar o que aprendeu a outras pessoas e para sua vida é o que mais gostou na formação. "Porque ele nos traz ensinamentos. Nós levaremos para vida, não é só para hoje e para amanhã é para a vida toda e eu pretendo levar o que aprendi para outras pessoas".

Gabriely quer transmitir o que conheceu para outras pessoas

Além da entrega dos certificados e a premiação das melhores redações, os formandos fizeram uma apresentação, acompanhados pela professora Enedina ao violão e cantaram é Preciso Saber Viver, deixando todo o público presente emocionado.

Formandos cantam É preciso saber viver

GCEP– Criado em 2012, o GCEP é um programa do Pelotão Escolar da Guarda Civil que ministra aulas em escolas públicas municipais para alunos dos 5º anos do ensino fundamental com temáticas variadas, com objetivo de passar informações importantes que colaborem na formação moral e ética dos estudantes. Dentre os temas que são objeto das aulas, durante os quatro meses de encontros semanais, estão o bullying, ciberbulying, drogas, violência doméstica, gravidez na adolescência, abuso sexual, vandalismo, perigos da internet, dicas de segurança, trânsito e maus tratos aos animais. Neste primeiro semestre alunos de cinco escolas municipais, no total de 350 alunos, participaram das aulas.

Isadora Mazzonetto Siqueira, melhor redação do 5A

Desde sua criação o programa foi aprimorado, com capacitação das guardas educadoras, que realizaram pós-graduação e cursos envolvendo os temas trabalhados.

Adrielle Monteiro dos Santos, vencedora da melhor redação do 5B

Foram beneficiadas neste semestre as escolas municipais Professor Carlos Sodero, Professora Antônia Benedita Eugênio, Antônia Jesuina Camillo Pipa, Professor Adolfo Basile e a Professora Vilma Leone Del Pogetto.

Luan Colletti dos Santos, melhor redação do 5C

No próximo semestre serão beneficiadas aproximadamente 400 crianças das seguintes escolas: Escola Municipal Prof. Décio Miglioranza , Prof.ª Tercilia Bernadete Sanches Costa, Geraldo Bernardino, Wilson Guidotti e Professor Santo Granuzzio.

Crianças fazendo juramento de educador mirim


Confira a data da próxima formatura:

Canil se apresentou na Formatura, para felicidade da criançada

 

05/07/2022

Escola Municipal Profª Vilma Leone Del Pogetto

Rua dos Dourados, 815 - Jupiá

Crianças recebem certificado pela participação

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet