Piracicaba

.: Piracicaba registrou menor número de acidentes não fatais em vias públicas no primeiro semestre deste ano

Data: 22/07/2022

Autor: Texto: Andressa Mota/CCS

A avenida Raposo Tavares teve a sinalizacao reforcada_ para maior seguranca dos motoristas e pedestres

Ao longo do primeiro semestre deste ano, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), realizou a revitalização de sinalização horizontal e vertical em 576 vias do município. O resultado foi a redução recorde de número de acidentes não fatais nas vias municipais nos seis primeiros meses do ano desde 2019, quando a plataforma Infosiga, do programa Respeito à Vida do Estado, iniciou essa divulgação.

Faixa de pedestre no cruzamento da rua Ipiranga com rua do Rosário recebeu reforço da sinalização

No primeiro semestre de 2019 foram registrados 931 acidentes não fatais nas vias municipais. No mesmo período de 2020, foram 759. Em 2021 nos seis primeiros meses foram 817. Já neste ano, 2022, também neste período, foram 673.

O trabalho de revitalização das sinalizações horizontal e vertical faz parte do projeto Direção Certa para garantir diariamente mais segurança no trânsito de Piracicaba. Apenas no início do primeiro semestre, mais de 50 escolas – entre municipais, estaduais e particulares – receberam reforço na sinalização para o início das aulas.

Motobox foi uma das novidades de sinalização implantadas pela Semuttran neste ano

A equipe do setor de Engenharia de Trânsito da Semuttran formula cronograma diário para a execução do serviço, com base em solicitações da população via SIP-156 e avaliação de pontos com sinalização apagada, realizada por técnicos da Pasta e agentes de trânsito. Para que a manutenção tenha mais durabilidade, a Prefeitura utiliza tinta especial, em alta temperatura e com microesferas de vidro, que permitem melhor visualização por refletir a luz dos veículos.

"A sinalização visível é muito importante para nosso objetivo de evitar acidentes no município e, para isso, a Semuttran trabalha em três pilares, que são a engenharia, educação e fiscalização de trânsito", explica Jane Franco de Oliveira, titular da Semuttran.

Jane lembra que em 2022 o trabalho de revitalização das sinalizações foi intensificado com a flexibilização das medidas sanitárias devido à pandemia. "Mesmo com menos fluxo de veículos e pedestres em 2020 e parte de 2021, com o passar do tempo a sinalização de trânsito se degradou. Agora com a retomada, é essencial esse trabalho de manutenção para garantir a segurança nas nossas vias", explica Jane.

O serviço de revitalização de sinalização inclui pintura de faixa de pedestre, lombada, faixa elevada, eixo de rua, legendas (Pare, Lombada, Devagar), zebrado, faixa de canalização e desaceleração, Linha de Redução de Velocidade (LRV), vagas especiais, vagas de moto, pictogramas, além da manutenção ou troca de placas diversas.

Setor de engenharia de trânsito da Semuttran trabalha diariamente para atender demandas da população

 

DESTAQUES – Além da revitalização da sinalização existente, o projeto Direção Certa também atua na implantação de novas sinalizações, como ciclofaixas, área de espera para motocicletas em semáforos e mudança de direção de via.

Neste ano dois cruzamentos movimentados do município receberam o dispositivo conhecido como motobox, que contempla uma área de espera exclusiva para motocicletas em semáforos. Os cruzamentos são entre as avenidas Armando de Salles Oliveira e Independência e as avenidas Armando de Salles Oliveira e Renato Wagner e início da Ponte Irmãos Rebouças, no sentido bairro-centro.

Já as ciclofaixas, neste ano Piracicaba chegou a mais 20 Km de novas ciclofaixas nos bairros Santa Rita e Nova Piracicaba e no distrito de Artemis, por meio do projeto CicloVidas.

 

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet